Dúvidas sobre Seguros?
A
Apólice
Documento emitido pela empresa formalizando a aceitação da cobertura solicitada pelo proponente, nos planos individuais, ou pelo estipulante, nos planos coletivos.
Avaria
Dano causado ao bem segurado
Aviso de sinistro
Comunicação da ocorrência de um sinistro que o segurado é obrigado a fazer ao segurador assim que tenha dele conhecimento.
C
Condições Gerais
Conjunto das cláusulas comuns a todas as modalidades e/ou coberturas de um plano de seguro, que estabelecem as obrigações e os direitos das partes contratantes.
E
Endosso
Documento que configura qualquer alteração no contrato, feito de comum acordo entre o segurado e a seguradora.
F
Franquia
Valor ou percentual expresso na apólice, que representa a parte do prejuízo indenizável que deverá ser arcada pelo segurado por sinistro. Assim, se o valor do prejuízo de determinado sinistro não superar a franquia, a seguradora não indenizará o segurado.
I
Indenização
Pagamento do prejuízo ao segurado, em caso de sinistro coberto, dentro do limite contratado para a cobertura e de acordo com as condições da apólice.
P
Prêmio
Valor que o segurado e/ou estipulante paga à seguradora para ter direito ao seguro.
Proposta
Documento com a declaração dos elementos essenciais do interesse a ser garantido e do risco, em que o proponente, pessoa física ou jurídica, expressa a intenção de contratar o seguro, manifestando pleno conhecimento das condições contratuais.
R
Risco
Evento incerto ou de data incerta que independe da vontade das partes contratantes e cuja ocorrência dará direito à indenização descrita na apólice. Salvado: nos seguros de danos, é o objeto que se consegue resgatar de um sinistro que ainda possui valor econômico.
S
Segurado
É a pessoa física ou jurídica que, tendo interesse segurável, contrata o seguro, em seu benefício pessoal ou de terceiro. No caso dos seguros de pessoas, é a pessoa física sobre a qual se procederá a avaliação do risco e se estabelecerá o seguro.
Sinistro
Representa a ocorrência do risco coberto, durante o período de vigência do plano de seguro.
Seguro
Contrato pelo qual uma das partes se obriga, mediante cobrança de prêmio, a indenizar a outra pela ocorrência de determinados eventos ou por eventuais prejuízos previstos nas condições contratuais. O segurador e o segurado são obrigados a guardar, no contrato de seguro, a mais estrita boa-fé e veracidade a respeito do objeto segurado e das declarações a ele concernentes.
O que é o prêmio do seguro?
É o valor que o segurado paga à seguradora pelo seguro para transferir a ela o risco relativo aos seus bens. Pagar o prêmio é uma das principais obrigações do segurado.
Como devo proceder em caso de Sinistro?
O segurado deverá avisar imediatamente a seguradora, preencher o formulário de aviso de sinistro e apresentar a documentação necessária definida nas condições gerais do seguro.
O que é limite máximo de indenização?
Também chamado de importância segurada, o limite máximo de indenização representa, para cada uma das coberturas contratadas pelo segurado, o valor máximo que esse poderá receber em caso de um sinistro amparado pela respectiva cobertura. O segurado deverá estar atento, em cada cobertura, ao valor estipulado para o limite máximo de indenização, pois, dependendo da forma de contratação do seguro, isso poderá acarretar o recebimento parcial dos prejuízos.
Pessoas menores de 14 anos podem fazer seguro de vida?
Para os menores de 14 anos é permitido, exclusivamente, o oferecimento e a contratação de coberturas por sobrevivência ou coberturas de riscos relacionadas ao reembolso de despesas como, por exemplo, as despesas com funeral ou despesas médicas, hospitalares e odontológicas decorrentes de acidente pessoal.
A seguradora pode recusar a proposta?
Sim. A sociedade seguradora tem o prazo de 15 dias para se pronunciar quanto à proposta de seguro apresentada pelo segurado ou seu corretor. Encerrado este prazo, não tendo havido a recusa da seguradora, o seguro passa a ser considerado aceito. No caso de recusa, a seguradora deverá comunicar formalmente ao segurado a não aceitação do seguro, justificando a recusa.
O que acontece se ocorrer atraso no pagamento dos prêmios?
O não pagamento do prêmio nas datas previstas poderá acarretar a suspensão ou até mesmo o cancelamento do seguro, prejudicando o direito à indenização, caso o sinistro ocorra após a data de suspensão ou cancelamento. As condições gerais, na cláusula “pagamento de prêmio”, deverão informar em que hipóteses ocorrerão a suspensão e/ou o cancelamento do contrato em razão da falta de pagamento de prêmio.
Qual o prazo para receber a indenização?
A liquidação dos sinistros deverá ser feita num prazo não superior a 30 dias, contados a partir do cumprimento de todas as exigências contratuais feitas ao segurado. Os procedimentos para a liquidação de sinistros devem ser claramente informados na apólice, com especificação dos documentos básicos necessários a serem apresentados para cada tipo de cobertura. A contagem do prazo poderá ser suspensa quando, no caso de dúvida fundada e justificável, forem solicitados novos documentos, sendo reiniciada a partir do cumprimento das exigências pelo segurado.
Como o risco é calculado?
Os prêmios de seguro (valor pago pelo seguro) são calculados com base no risco. Geralmente, quanto maior a probabilidade de uma pessoa sofrer um sinistro e quanto maior o dano decorrente desse sinistro, maior será o prêmio cobrado. A idade de uma pessoa, por exemplo, é um importante fator para ajudar as seguradoras de automóveis a determinar o nível de risco que elas representam. Muitas vezes a idade madura é fator positivo para diminuir a probabilidade de sinistro. No seguro residencial, o histórico de crédito do segurado pode ser um indicador de risco. No seguro de viagem, se você tiver alguma condição especial de saúde ou uma doença pré-existente isso pode afetar seu prêmio e o nível de cobertura disponível. A avaliação de risco de uma seguradora se baseia principalmente na experiência de sinistros construída ao longo de muitos anos.
Quando contratado, o seguro de vida é vitalício ou é preciso fazer a renovação?
Normalmente os seguros possuem um prazo de vigência. Após esse prazo, é preciso renovar a proposta de seguro e a apólice. De acordo com a situação, a seguradora pode recusar a renovação do seguro.
Qual a diferença entre dependentes e beneficiários?
Os dependentes são as pessoas que dependem financeiramente do segurado (cônjuge, filhos e outros dependentes legais). O beneficiário pode ser a própria pessoa que contratou o seguro, bem como a família do segurado, ou até mesmo pessoas sem relação de parentesco. Normalmente os beneficiários são os dependentes do segurado, mas isso não é regra. Qualquer pessoa pode receber o pagamento do seguro, contanto que esteja listada como beneficiário na apólice.
O que é a franquia? Seu pagamento é obrigatório?
É a participação do segurado no risco, dividindo os custos das despesas com a seguradora. O pagamento da franquia depende do tipo de seguro contratado e das disposições da apólice. Por isso, é importante verificar com atenção todas as informações do contrato e da apólice antes de fechar o contrato, para que fique claro o que compete ao segurado (você) e o que compete à seguradora.
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